UNIVERSIDADE NOVA

O UniNova? (Universidade Nova) busca através do BI (Bacharelado Interdisciplinar) e na formação de profissionais generalistas em curto espaço de tempo, seguindo o movimento ditado pelo mercado, a desregulamentação das profissões, já que os trabalhadores formados pelo BI poderão ser aproveitados em qualquer tipo de função dentro de uma empresa, graças ao seu caráter básico. Temos que ressaltar também o caráter descartável destes trabalhadores, que como são demasiadamente generalistas, dificilmente ocuparão funções essenciais, podendo ser facilmente substituídos.

A nossa luta é por uma universidade que dialogue com os movimentos sociais e populares e atenda às necessidades do conjunto de nossa sociedade. Uma universidade que não proveja tão somente o acesso, mas, sobretudo, condições de permanência em plenitude de oportunidades para @s estudantes negr@s e de baixa renda. A nossa luta é a de tod@s que acreditam que transformar a universidade significa lutar POR UMA UNIVERSIDADE DEMOCRÁTICA E POPULAR como um dos passos prioritários na construção de uma sociedade realmente justa e igualitária.

É neste contexto de ameaça da nossa concepção de universidade que precisamos fazer reflexões sobre a função e para quem serve a universidade. Repensar o papel dos intelectuais no processo histórico e discutir a relação da instituição com os movimentos sociais.

Gestão Quilombo Kizomba: Ousar Ser Diferente
2007-2008

Twittadas