O tabuleiro eletrônico: o xis da questão

Um suporte para computadores desenhado a partir da inspiração dos tabuleiros de acarajé que as fotos de Pierre Verger revelam, com sua lógica estrutural aparente e sua extraordinária simplicidade funcional.

A analogia é clara: uma estrutura leve formada por quatro pés em X, travados por um plano horizontal que se encaixa sobre ela. A simplicidade funcional deste tabuleiro eletrônico se presta aos mesmos propósitos daquele: abrigar coisas sobre si, conter objetos, enfim, ser a estrutura de apoio de uma nova função primordial.

Assim como os tabuleiros de acarajé que se espalham por toda cidade, o tabuleiro eletrônico ficará espalhado pela Faculdade de Educação da UFBA, num primeiro momento, para uso de todos: funcionários, alunos e professores.

Pensamos num desenho de mesa e banquetas elaborado para otimizar o uso de uma chapa de compensado de 15 mm. As banquetas são formadas por dois planos que se encaixam verticalmente, travadas por um terceiro plano no sentido horizontal. Trata-se de um desenho simples e de fácil execução que não requer maiores detalhamentos de montagem. Depois de cortadas e lixadas, as peças receberão proteção de uma camada de verniz naval fosco. Depois de montadas, as mesas podem ser arranjadas para formar ilhas de trabalho maiores, de acordo com o espaço das instalações.

Nesse tabuleiro eletrônico nada se esconde, todas as instalações, todos os fios e todos os encaixes ficam aparentes. Isto facilita a manutenção dos equipamentos e sua limpeza.

O desenho do tabuleiro eletrônico é reto, sem encostos, sem almofadas, dispensando maiores confortos, pois é projetado para um uso rápido e ágil, que deve durar um pouco mais que o tempo de se comer um bom acarajé, ou, ler e responder meia dúzia de emails ou uma navegada rápida por páginas da rede. Arquiteto: Eduardo Pierrotti Rossetti [eduardo_rossetti@hotmail.com]

Topic revision: r1 - 22 Aug 2005 - 11:58:15 - MonicaPaz?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback