Semana C&T :: <span class="WYSIWYG_PROTECTED"></span>

Metareciclagem: Uma Idéia Inteligente

ATUALMENTE

Atualmente a quantidade de equipamentos eletronicos produzidos e jogados passam a compor uma categoria especial de lixo, o e-lixo (em inglês, e-waste). Este representa 2% de todo o lixo tóxico. Segundo a ONU o planeta descarta por ano 50 milhões de toneladas desse tidpo de resíduo, para o ambiente isso é um desatre. Materiais que levam séculos para se decompor na natureza, metais tóxicos e pesados que comprometem o solo e a saúde dos ambitantes de determinadas areas que armazenam o e-lixo.

A Europa e os Estados Unidos são os maiores produtores mundiais de sucata eletronica, 70% desse e-lixo é enviado gratuitamente ou vendido a preços simbólicos para a China, onde muitos são dependentes desse ferro velho eletronico, recuperando metais preciosos garimpados da célula - mãe. Esse processo de reaproveitamento libera gases toxicos, contaminando as fontes de agua no raio de 50 quilômetros e o solo dos lugares onde são reciclados através de fogareiros. Dados não intimidam catadores que se estimulam com o negócio promissor que tende a se repercutir em outros paises.

Nos EUA 304,000,000,00 aparelhos eletronicos são jogados no lixo a cada ano, 6 em cada 10 deles ainda funcionavam, logo o processo de reaproveitamento cumpriria um papel socio-ambiemtal de grande importancia, já que limparia a natureza desses resíduos tóxicos e repondo material tecnológico para uso nas comunidades que não tem acesso primário a essas tecnologias.

matareciclagem_6.jpg

Revista Galileu- Imagem Natalie Behring - Greenpeace