CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O uso de esteróides androgênicos anabolizantes entre estudantes do Ensino Médio no Distrito Federal

por ARAUJO, Jordano Pereira em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ARAUJO, Jordano Pereira 2003 Brasília Brasília

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Católica de Brasília DF Universidade Católica de Brasília/Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 83 Português

Resumo

A prevalência do uso de esteróides androgênicos anabolizantes (EAA) entre adolescentes brasileiros não tem sido estudada. OBJETIVO: Os objetivos do presente estudo foram verificar a prevalência do uso de EAA entre os estudantes do ensino médio do Distrito Federal e identificar os principais fatores de risco associados a tal uso. MATERIAL E MÉTODOS: Um questionário foi aplicado a 3830 estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares do Distrito Federal, de forma anônima e voluntária. A comparação entre a prevalência do uso de EAA nos diversos grupos foi feita através do teste de X2, considerando um intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A prevalência encontrada para o uso de EAA foi de 5,46%, sendo maior no sexo masculino (10,69%) do que no sexo feminino (1,10%) (p<0,01). A prevalência foi maior também entre alunos de escolas particulares (9,10%) do que entre alunos de escolas públicas (4,47%), sendo p<0,01. Entre os praticantes de esportes a prevalência foi de 10,77%, e entre os não praticantes foi de 1,05% (p<0,01). A média de idade de início do uso foi de 16,15 (+-1,07) anos. As drogas mais utilizadas foram Deca-Durabolin (37,80%), Durateston (31,10%) e Anabol (21,53%). A orientação do uso foi feita por um colega ou amigo em 39,23% dos casos. Como motivo para o uso de EAA, 66,03% referiram que foi ter um corpo mais bonito. CONCLUSÕES: Na amostra estudada, a prevalência do uso de EAA foi maior entre adolescentes do sexo masculino, entre praticantes de esportes e entre alunos de escolas particulares. A principal motivação para uso de EAA foi a melhora na aparência. Os dados sugerem que medidas de prevenção ao uso de EAA entre adolescentes devem ser tomadas, especialmentes nos grupos de maior risco.

Palavras Chave Esteróides androgênicos anabolizantes; ergogenia; doping
Link http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6165&acordo=
Referência para Citação ARAUJO, J. P. O uso de esteróides androgênicos anabolizantes entre estudantes do Ensino Médio no Distrito Federal. 2003. 83f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Católica de Brasília, DF.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UCB.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar