Comentário

Neste livro a autora nos proporciona uma viagem no seu relato de gestão colegiada do curso a distancia 3º Curso de Especialização em Educação Continuada a Distância, desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília(UNB) em parceria com a Cátedra Unesco de Educação a Distancia.

O curso mencionado foi campo de pesquisa da sua dissertação de mestrado “Educação a distancia na Transição Paradigmática” buscou analisar a teia de relações simbolizada pela complexidade própria da modalidade. Uma analise de cunho sociológico dando ênfase: o protagonismo do sujeito como pessoa, autor e ator do mundo; o saber da experiência – autoconhecimento, conhecimento autobiográfico; a articulação do conhecimento local e global, o referencial teórico de diversos autores que vêm discutindo o assunto.

Neste trabalho, a autora discute o contexto da EAD no Brasil em visível crescimento, mas repleto de polêmicas e desafios. Dentre eles : as potencialidades que as TIC oferecem podem torna-la mais próxima da presencial no que se refere à interação pessoal, e preservar a situação de distancia dentre professor e aluno para aperfeiçoar o processo de comunicação mediada, de orientação sistemática e acompanhamento constante voltado para a formação de competências e atitudes que possibilitem ao sujeito a autoformação contínua. A partir dessa perspectiva o desafio é buscar novos referenciais e novas mediações que possam atender a espaços e tempos diferentes.

Neste aspecto a autoria menciona, a analise de ambientes de aprendizagem, virtuais ou presenciais: quem garante a interatividade – a ferramenta de trabalho ou a orientação constante e sistemática do professor ou orientador acadêmico? O livro apresenta três capítulos e a autora conclui de forma explicita os “nós” e/ou desafios que precisam ainda ser pesquisados.

Considero a leitura muito pertinente para quem esta buscando caminhos para um fazer Educação nos diferentes espaços, com foco na aprendizagem.

-- EurivaldinaSantos - 08 Aug 2005

Topic revision: r1 - 08 Aug 2005 - 01:24:51 - EurivaldinaSantos?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback