TV e vídeo e Educação

Sub-tema: Software livre e Inclusão Digital

OBJETIVOS

Socializar o aprendizado Software Livre e Inclusão Digital que estamos tendo na disciplina Educação e Tecnologias Contempoâneas no espaço da Faculdade de Educação; Sensibilizar a comunidade Faced para a importância da dissiminação do Software Livre e Inclusão Digital no espaço macro social.

FONTES PARA CONSTRUÇÃO DO NOSSO PROJETO

I Fórum Baiano de Inclusão Digital e II Fórum Baiano de Software Livre. Neste evento estaremos interagindo com os palestrantes, platéia e colegas de sala. Coletaremos conteúdos áudio-visuais (filmagens e entrevistas).

Faculdade de Comunicação. Neste espaço pesquisaremos como a Tv e o Vídeo podem contribuir para socializar informaçoes.

TV UFBA. Interação com a linguagem televisiva.

Planejamento das entrevistas

Palestrante:Pedro Rezende (Professor da Universidade de Brasília) Dia e horário de participaçao:27.09.2005 às 16h15min

Entrevista - coordenadora do programa identidade digital

1. Quais os objetivos e metas do PID (Programa de Inclusão Digital)?

2. Quais os parceiros do PID e o que eles lucram com este apoio?

3. Quais são os desafios que precisam ser vencidos para que a população de baixa renda tenha acesso a verdadeira INCLUSÃO DIGITAL?

4. Como a senhora avalia a atual política de Inclusão Digital do Governo Lula? Quais os pontos positivos e o que precisa melhorar?

5. Porque um evento tão importante como este tem pouca divulgação na mídia?

Referências:

Linguagens Audiovisuais e Educação: Bibliografia Geral. Disponível em:http://www.mnemocine.com.br/audiovisualeducacao/bibliografia.htm

Belloni, Maria Luiza. A televisão como ferramenta pedagógica na formação de professores. Educ. Pesqui., Dez 2003, vol.29, no.2, p.287-301. ISSN 1517-9702 Disponível em: http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/ Acesso em:01/11/2005

Rodrigues,Eduardo Fantato e Montagner,Paulo Cesar.Esporte-espetáculo,televisão e pedagogia do esporte:o que as crianças compreendem e as relações com um programa esportivo de televisão.Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd85/tv.htm Acesso em:01/11/2005

AMARAL.Sérgio Ferreira do e Pacata.Daniel Moutinho. A TV interativa no espaço educacional. Jornal Unicamp. 21 set.2003. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2003/ju229pg2b.html Acesso em: 11.11.2005

Mais Referências...

EVANGELISTA, Rafael. Novo Ministro das Comunicações, TV Digital e Software Livre: Futuro nebuloso? Editora Governos. Em: www.softwarelivre.org/news/4423)

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. S@aiu na Impres@ – Tecnologia da Informação: TV Digital. Em: www.mct.gov.br/Temas/info/Imprensa/Notícias_5/TVDigital_5.htm

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. S@aiu na Impres@ – Tecnologia da Informação: TV Digital. Em: www.mct.gov.br/Temas/info/Imprensa/Notícias_4/TVDigital_4.htm

WAISMAN,Thais.Escola do Futuro da USP.

PRODUÇÃO VÍDEO

CONTEÚDOS: Inclusão Digital Software Livre

O grupo explorou os debates que foram travados no I Fórum Baiano de Inclusão Digital e II Fórum Baiano de Software Livre com as falas do Sociólogo Sérgio Amadeu e o professor da UNB Pedro Rezende.

Essas contribuições foram dadas através de fitas VHS que foram decupadas.

A II Semana de Software Livre na Faced também contribui para a produção com falas de estudantes da disciplina edc 287 e com a participação da professora Cássia Castro.

Esse material foi conseguido através de entrevistas dadas no dia 06.12.05

Questões norteadoras:

O que é inclusão digital?

O que é Software Livre?

Você utiliza as tecnologias no dia a dia?

Objetivos: Socializar as informações sobre Software Livre, conscientizar a sociedade do papel de cada um no processo de inclusão digital.

A duração do vídeo é de + ou - 8 min. Local de produção: Ilha de edição que fica situada na UFBA-FACED

-- MariaHelenaBonilla - 28 Aug 2005

Topic revision: r12 - 13 Dec 2005 - 13:36:25 - MarciaMaura?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback