TWiki> EDC Web>EDC140Ale>Equipes>ObjEs (11 Jul 2006, JoseildaSampaioDeSouza? )EditAttach

Texto 3 -Objeto e Estudo

UM RECORTE DO FRACASSO ESCOLAR

Durante as visitas à Escola José de Anchieta, através das nossas observações e das entrevistas com alunos e professores, constatamos alguns problemas relacionados ao processo ensino-aprendizagem. Dentre eles escolhemos aprofundar nossas investigações sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Segundo a professora, essas dificuldades estão relacionadas ao não preparo adequado das crianças no ciclo anterior, a não participação dos pais nos eventos propostos pela escola e a resistência dos mesmos às necessidades de recorrer a especialista como fonoaudiólogos, psicólogos, por encaminhamento da escola, e também ao grande número (27 a 30) alunos em sala de aula sem nenhum auxiliar. A fala de uma das alunas da segunda série denuncia que é mais fácil aprender na banca do que na escola, porque na banca tem menos alunos, todo mundo obedece à professora e não tem bagunça como na escola. Ela disse, apesar de estar na segunda série, que só sabe ler um “pouquinho”.
Transportando os dados levantados para uma visão mais científica com base nos nossos estudos teóricos encontramos a origem de tais problemas fundamentados tanto no sistema educacional quanto no meio social destes indivíduos. No meio social observamos que são crianças de classe baixa, que apresentam comportamentos de agressividade, não dispõem de tempo e espaço para o lazer, já que muitas ajudam os pais nos afazeres domésticos, tem pais com baixo grau de escolaridade e quase não ficam com os filhos. Já no sistema educacional vimos que o problema vai desde a carência da política pública educacional à formação e atuação do professor. A escola funciona com recursos precários. A biblioteca não funciona, não tem área de lazer na escola, os professores ficam com remuneração atrasada, tem turmas grandes e com faixa etária e nível de desenvolvimento cognitivo diversificados. A escola não propõe atividades interessantes para garantir a interação com a família. Isso leva os professores a se sentirem desvalorizados e sem incentivo para desenvolver um bom trabalho.
É preciso que haja uma mudança coletiva a qual envolva o sistema educacional, a comunidade, a escola, a família e os professores, a fim de proporcionar às crianças uma educação de qualidade, que atenda os interesses individuais de cada uma delas, para que tenham uma formação crítica da realidade, despertando-as para o espírito de cooperação, podendo intervir na sociedade em que vive.

-- JoseildaSampaioDeSouza - 12 Jul 2006

Topic revision: r1 - 11 Jul 2006 - 21:56:34 - JoseildaSampaioDeSouza?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback