TWiki> EDC Web>EDC140Ale>Equipes>ObjEstudo (29 May 2006, JoseildaSampaioDeSouza? )EditAttach

Texto 3 - Objeto de Estudo

Dentro de nossas observações, nosso objeto de estudo está relacionado com a linguagem didática e a rotina escolar na relação professor-aluno.

" toda linguagem, para bem exercer sua função de comunicar, precisa ser correta, clara, simples, precisa, concisa e expressiva...Contudo, tais aspesctos têm nuanças diferentes, consoante o papel que a linguagem - falada ou escrita- desempenha em um determinado contexto espaço-temporal." Ou seja, o tom de voz e o ritmo no falar diferem se estamos dando uma aula, fazendo um discurso, conversando com um amigo,transmitindo uma ordem...

Para uma linguagem didática, é importante transmitir bem a mensagem facilitando a sua capacitação. alinguagem do professor deve primar pela clareza, simplicidade, acessibilidade. a voz deve ser agradável, bem audível e a dicção a mais perfeita possível.

O professor não apenas transmite uma informação ou faz perguntas,mas também ouve os alunos. Deve dar-lhes atenção e cuidar para que aprendam a expressar-se, aexpor opiniões e dar respostas. As respostas e as opiniões dos alunos mostram como eles estão reagindo à atuação do professor, às dificuldades que encontram na assimilação dos conhecimentos.

Para atingir satisfatoriamente uma boa interação no processo de comunicação, é preciso levar em conta: o manejo dos recursos da linguagem ( variar o tom de voz, falar com simplicidade sobre temas complexos); conhecer bem o nível de conhecimentos dos alunos; ter um bom plano de aula e objetivos claros; explicar aos alunos o que se espera deles em relação a assimilação da matéria.

A rotina escolar é um conjunto de normas e exigências explícitas que vão assegurar o ambiente de trabalho escolar favorável ao ensino e controlar as ações e comportamento dos alunos. A rotina escolar é um método de organização indispensável na sala de aula. A disciplina na classe está vinculada à organização e preparação do professor para a aula e constitui um conjunto de capacidades, habilidades e hábitos pedagógicos-didáticos necessários para dirigir com eficácia a transmissão e assimilação de conhecimentos aos alunos.

A escola visitada pela equipe, Recanto de Viver, utilizava a rotina escolar de forma prazerosa com alguns recursos para incentivar a disciplina escolar, tendo algumas diferenciações de acordo com a faixa etária das turmas. A linguagem foi um pouco avançada em alguns momentos da rotina, mas não foi constante, obtendo, durante as observações da visita da equipe , pelo menos, uma boa compreensão dos alunos para concluírem as atividades.

-- JoseildaSampaioDeSouza - 30 May 2006

Topic revision: r1 - 29 May 2006 - 22:25:19 - JoseildaSampaioDeSouza?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback