TWiki> EDC Web>EDC140Ale>Equipes>Objeto (02 Jun 2006, JoseildaSampaioDeSouza? )EditAttach

Texto 3- Objeto de Estudo

O objeto de estudo escolhido pela equipe foi o livro didático, pois a escola trabalha com o sistema Positivo de ensino onde os livros são módulos por bimestre. Nossa primeira observação foi a dificuldade de que em cada bimestre os pais tinham que adquirir o módulo, o que segundo as professoras atrasa o planejamento. Pois os alunos demoram muito em adiquiri-los devido o custo.
Nossa segunda e mais importante observação está voltada para o conteúdo do módulo de português. Onde trazem muitos textos, mas não há conteúdos gramaticais ( no conteúdo programático do módulo aparecem aspectos gramaticais, porém o módulo não traz esses aspectos).
Assim, segundo alguns professores, é incessante a busca por conteúdos que complementem o módulo de português, o que prejudica um pouco. Porém para outros educadores e alunos é válido, pois possibilita o enriquecimento das aulas co outras referências.


ANÁLISE DO OBJETO DE ESTUDO

Com base nas observações feita pela equipe á respeito do módulo Positivo e das opniões de alguns professores e alunos, acreditamos que seja válido e interessante a utilização do módulo. Pois por este método percorrer um caminho que se distancia do convencionalismo, faz com que a construção do conhecimento seja realizada com a integração professor-aluno, através de experiências e com outras referências no ensino-aprendizagem.
Desta forma os professores podem trabalhar com a multirreferencialidade, tema muito abordado hoje em dia. Segundo Teresinha Fróes e Normas Fagundes, a multirreferencialidade surge de uma reflexão sobre a prática. Sendo uma abordagem que assume plenamente a hipótese da complexidade do real, mas de forma diferencializada da interdisciplirinalidade. De acordo com Teresinha Fróes, nessa perspectiva, as articulações de diferentes saberes, inclusive as práticas para responder determinados problemas, dependem de cada contexto ou situação das individualidades ou grupos sociais que ali se relacionem.
Os professores podem está trazendo para sala de aula, além do que o módulo traz, assuntos que eles consideram ser importante para a realidade dos seus alunos e fazer com que eles ajudem nessa busca para a construção do conhecimento. Portanto os educandos são o centro do processo de ensino.
Podemos notar também que alguns professores não gostam do livro de português. Pois o mesmo não "dá" muita ênfase ao conteúdo de gramática, mas apesar de ser inconveniente para alguns educadores para outros não chega a ser um problema. Pois obriga os docentes a estarem buscando outras fontes que emriqueçam as aulas e dando uma outra abordagem ao conteúdo, para estar até mesmo garantindo a formação de bons usuários da língua.
"É, indispensável que o professor procure, tanto quanto possível, estar sempre a par dos avanços das ciências da língua e da educação lendo literatura científica atualizada, assinando revistas especializadas..." (Bagno, Marcos. Preconceito linguístico, 1999, p.116) O que este módulo traz de interessante é a construção do conhecimento pelo aluno tendo o professor como facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

REFERÊNCIAS:

FAGUNDES, Norman Carapiá. FRÓES, Burnham. Transdisciplirinalidade, multireferencialidade e currículo. Revista da Faced, nº 05, 2001, p.39-55.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: O que é como se faz. 40ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

-- JoseildaSampaioDeSouza - 30 May 2006

Topic revision: r3 - 02 Jun 2006 - 18:07:20 - JoseildaSampaioDeSouza?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback