TWiki> EDC Web>EDC140Ale>Equipes>REl2 (02 Jun 2006, JoseildaSampaioDeSouza? )EditAttach

Relatório - (2ª Visita)

Por meio de uma observação mais generalizada que fizemos na primeira visita, chegamos à conclusão que a questão prioritária, ou seja, o nosso objeto de estudo seria a interção: ALUNO - ESCOLA - CASA.

Porque essa questão e como a colocamos em prática?
Pois bem, respectivamente respondendo, diríamos que a atenção, interesse, observação tanto dos membros da instituição para os alunos, como destes para as aulas, nos fez perceber a harmonia existente na escola e a sintonia oriunda do processo ensino - aprendizagem. Daí resolvemos ser mais perspicaz em nossa análise procurando saber também o papleo dos pais em tal processo.

Partindo para o outro questionamento, nos disponibilizamos uma manhã inteira na escola. Nesta, procuramos ver além das aparências e tivemos conversas rápidas com os membros integrantes da instituição, visto que, a atenção deles é tão voltada para os alunos que não poderíamos atrapalhar. Mas foi o bastante para reforçar nossa idéia. O método é uma mescla do construtivismo e do tradicional proporcionando um equilíbrio no porcesso ensino - aprendizagem. Além das diciplinas obrigatórias, a escola dispõe de oficinas complementares e é notório a satisfação e prazer estampada nos semblante dos alunos. Elas são de arte, musica e religião. Outro aspecto pertinente é a presença da professora do grupo nas determinadas oficinas, evidenciando dedicação e acompanhamento total. Limpeza, sinalização e organização são fatores bastante prezados na escola. Feito isso, partimos para uma entrevista direta com a mãe de uma aluna. Esta, demasiadamente satisfeita, explicita, dentre outros aspectos, a importância da "PEQUENÓPOLIS" no crescimento de sua filha. Elogia o acampanhamento, ensino e métodos avaliativos. Após tudo isso, nos reunimos para recolher as anotações individuais, discutí-los e elaborar esse texto. Segue abaixo a entrevista relaizada com a mãe da aluna:

Entrevistada: Claudia Ferreira Costa, comerciária, 35 anos, mãe de Vitória Costa, aluna da Pequenópolis, 9 anos.

1- A quanto tempo sua filha estuda na pequenóplolis?
CLAUDIA - Vitória entrou na Pequenópolis aos 2 anos e permanece.

2 - Qual a série?
CLAUDIA - Ela cursa 3º série

3 - Quais as diferenças entre métodos escolare durante a vida acadêmica de Vitória?
CLAUDIA - A Pequenópolis foi a única escola de vitória, porém tomando conhecimento de outras, percebo que ela desnvolve o construtivismo se abadonar o tradicional. Acho isso muito bom.

4 - Como você avalia a desenvoltura de Vitória ao entra na Pequenópolis?
CLAUDIA - Partindo do princípio do que o colégio diz: "que toda criança é capaz de descobrir seu próprio caminho", notei que Vitória tem mais opiniões, segurança, criatividade e responsabilidade.

5- Como são feitos os contatos da escola ( reuniões...)?
CLAUDIA - Na Pquenópolis cada criança é um mundo, por esse motivo, avaliam individualmente, após isso a cordenação para tudo para os pais. Nesses contatos são discutidos tudo que foi detectado, destacando o que foi melhorado e o que ainda pode ser melhor trabalhado. As reuniões são feitas bimestralmente, no entanto os pais são informados sempre do que está acontecendo

6- A escola já realizou alguma intervenção na vida escolar e pessoal de sua filha?
CLAUDIA - Sim. Certa vez, a orientadora psicológica descobriu o motivo pelo qual Vitória estava tão desinteressada com tudo que envolvia a escola. Notou que os problemas que estavam ocorrendo em casa foram responsáveis pelo seu mal rendimento. Foi feito um acompanhamento mais direto e os resultados foram valiosos, surgindo gradativamente.

-- JoseildaSampaioDeSouza - 30 May 2006

Topic revision: r2 - 02 Jun 2006 - 18:17:47 - JoseildaSampaioDeSouza?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback